Sintomas comuns de prisão de ventre durante a gravidez

Para uma gravidez segura e tranquila, devemos dar a devida atenção a todos os desconfortos, incluindo a prisão de ventre, que é a segunda queixa gastrointestinal mais comum na gravidez, perdendo apenas para a náusea.3 Esses sintomas são mais recorrentes durante o terceiro trimestre de gravidez e podem afetar negativamente o cotidiano das pacientes:

Menos que três evacuações por semana (essa é uma estimativa. Se continuar com dúvidas, consulte seu médico)4

Fezes secas, duras, ou esforço excessivo

Gases e desconforto abdominal

Sensação de não conseguir esvaziar

Causas de prisão de ventre ao longo da gravidez

Na gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças, e às vezes pode ser difícil falar sobre o desconforto que elas trazem. Cerca de 50% das gestantes sofrem com prisão de ventre, e a tendência a apresentarem sintomas aumenta à medida que o parto se aproxima. Embora não seja uma condição perigosa durante a gravidez, é preciso saber como lidar com ela para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.1,2

Dicas rápidas para prevenir a prisão de ventre durante a gravidez

Agora que você já sabe o que está causando esse desconforto na sua barriga, pode começar a agir. As boas notícias são que você pode sentir diferença apenas ao adicionar alguns hábitos em sua vida! Aqui estão algumas dicas para te deixar mais confortável

Perguntas frequentes

Quando o assunto é prisão de ventre, as mesmas perguntas surgem muitas vezes.

  • As mulheres costumam ser mais suscetíveis a prisão de ventre4. Isso pode ser explicado pela presença do estrogênio e da progesterona, hormônios que interferem diretamente no trânsito intestinal. Por causa disso, durante a menstruação, mulheres podem ter maior prevalência da prisão de ventre.

    Outra razão para isso é o papel do assoalho pélvico feminino no esvaziamento dos intestinos.

  • Durante a gravidez, seu corpo está se expandindo, mudando e gerando maiores quantidades de progesterona e estrógeno, o que leva ao relaxamento dos músculos do intestino. Sobre a influência desses hormônios, o sistema digestivo inteiro fica mais lento. Somando isso à pressão do útero que está crescendo, os intestinos podem precisar de mais tempo para digerir os alimentos, causando o desconforto relacionado a constipação.

    Durante esse período, grávidas estão sujeitas a dor abdominal ou desconforto, evacuações difíceis e pouco frequentes, e a passagem de fezes duras. Esses são sinais comuns da constipação. Mesmo que a condição não seja perigosa, durante uma gravidez, você ainda precisa endereçar isso para proteger você e o feto1,2.

  • Se medidas como mudanças na alimentação e a prática de atividades físicas, laxantes são a segunda linha terapêutica. De modo geral, há poucos estudos sobre o uso de laxantes durante a gravidez, porém sua ampla experiência de uso tem mostrado sua segurança6. Sempre consulte seu médico antes de começar a utilizar laxantes durante a gravidez

  • A ampla experiência de uso de laxantes sem prescrição durante a gravidez tem mostrado sua segurança, porém sempre consulte seu médico antes de começar a usar6.

    Como a maioria dos laxantes é minimamente absorvida, o uso a curto prazo não mostrou (e não se espera que mostre) um risco associado a malformações5.

    Em relação a DulcoLax, não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Mesmo com sua ampla experiência de uso, DulcoLax deve ser tomado na gravidez apenas sob recomendação médica6.

    É recomendado que laxantes sejam usados apenas a curto prazo ou ocasionalmente para evitar desidratação ou desequilíbrio de eletrólitos8.

  • Estudos mostraram que estresse e prisão de ventre tendem a andar lado a lado. Eles mostraram que em pacientes com ansiedade, a motilidade no cólon tende a ser menor. Uma teoria pode explicar que estresse e prisão de ventre estão conectados devido ao eixo entre o sistema nervoso entérico e a conexão entre estômago e cérebro7.

    O sistema nervoso entérico, ou “segundo cérebro”, descreve os nervos ligados ao sistema digestivo. Esses nervos contendo milhões de neurônios controlam a digestão de comida. Em estados de estresse de ansiedade, a ligação do sistema nervoso entérico e cérebro é perturbada e reduz a motilidade no sistema digestivo, causando prisão de ventre. Isso representa um mal funcionamento do eixo estômago-cérebro8.

Soluções Dulco®

A prisão de ventre não tem uma única causa8. É normal ter dúvidas sobre isso. Abaixo você vai encontrar respostas para algumas das perguntas mais comuns.

Saiba mais sobre prisão de ventre

Aqui você vai encontrar respostas para algumas das perguntas mais comuns. Nós te ajudamos a entender e cuidar da prisão de ventre.

    1. American Pregnancy Association. Constipation in Pregnancy. 2020. https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-health-wellness/constipation-during-pregnancy-964/

    2. Harms RW. Mayo Clinic guide to a healthy pregnancy. 2011. Mayo Foundation for medical education and research.

    3. Trottier M, Erebara A, Bozzo P. Treating constipation during pregnancy. Can Fam Physician. 2012 Aug;58(8):836-8.

    4. Camilleri M, Ford AC, Mawe GM, Dinning PG, Rao SS, Chey WD, Simrén M, Lembo A, Young-Fadok TM, Chang L. Chronic constipation. Nat Rev Dis Primers. 2017 Dec 14;3:17095.

    5. Basilisco G, Coletta M. Chronic constipation: a critical review. Dig Liver Dis. 2013 Nov;45(11):886-93.

    6. Sanofi. Company Core Data Sheet (CCDS) Dulcolax® Coated Tablets. 2017.

    7. Jessurun JG, van Harten PN, Egberts TC, Pijl YJ, Wilting I, Tenback DE. The Relation between Psychiatric Diagnoses and Constipation in Hospitalized Patients: A Cross-Sectional Study. Psychiatry J. 2016;2016:2459693.

    8. Mindsethealth - Anxiety and Constipation - Can Stress Cause Constipation? 2019 https://www.mindsethealth.com/matter/anxiety-and-constipation