Como evitar a constipação durante uma viagem

A prisão de ventre é uma resposta natural do corpo diante de mudanças. E quando estamos viajando, encaramos diversas mudanças - temos um fuso horário diferente, experimentamos novos alimentos, usamos um banheiro que não é o nosso. O resultado disso tudo pode ser, sim, um quadro de constipação².

Felizmente não é tão complicado assim lidar com esse tipo de prisão de ventre, e há algumas coisas que você pode fazer para se sentir melhor e aproveitar seu tempo fora de casa.

Como viajar pode afetar seu corpo?

Como seu corpo reage a uma viagem? Ao mesmo tempo que é ótimo conhecer lugares novos, seu organismo pode estranhar essa mudança de ares e você pode até acabar com o intestino preso. Siga com a gente e veja como uma viagem pode mudar sua rotina e provocar alguns desconfortos pelo caminho3.

Mudanças na dieta

A razão mais comum para sentir algum desconforto abdominal em uma viagem é a alimentação. Consumir comidas diferentes do que está acostumado certamente mexe um pouco a atividade do intestino e isso pode "travar" as coisas3.

Jet lag pode ser um problema

Jet lag é o conjunto de sintomas que aparecem em viagens com alterações de fuso horário. Tais sintomas podem incluir insônia, dor de cabeça e prisão de ventre. Isso porque a mudança de ritmo pode ser perturbadora para seu organismo, pois pode haver desconexão entre o ritmo do seu intestino e do seu cérebro. 1,2

Junte a isso fatores que podem afetar a atividade do seu intestino e o seu organismo como um todo, como almoçar, jantar e dormir em horários que você não estava acostumado. Sem falar de exaustão, desorientação em relação ao tempo e problemas de memória e desempenho que podem aparecer no jet lag. 1,2

Pesquisas mostraram que uma diferença de fuso horário de 5 a 8 horas causará sintomas que podem levar de dois dias a duas semanas para serem superados. Os viajantes de longa distância podem precisar de 8 a 10 dias para regular hábitos intestinais, de temperatura e ciclos hormonais.1

Modificações na rotina intestinal

Durante uma viagem, você pode, temporariamente, ter menos acesso a banheiros ou mesmo se sentir inibido por estar cercado por pessoas diferentes. Esses fatores podem influenciar a evacuação e até levar à constipação intestinal1.

Como viajar pode desencadear a constipação?

Sintomas de prisão de ventre podem ser um sinal de que seu corpo sente falta de alguns elementos da rotina diária para funcionar plenamente3. Aqui estão algumas das várias maneiras que uma viagem pode afetar sua digestão em função de mudanças repentinas em seus hábitos:

Prisão de ventre em viagem: dicas para fazer as coisas andarem

Ao se preparar para uma viagem de férias ou de negócios, existem várias precauções que você pode tomar para evitar a prisão de ventre. Planejar com antecedência e tomar atitudes preventivas adequadas pode ser melhor do que lidar com sintomas de prisão de ventre.

Produtos Dulco®: linha completa

Os produtos Dulco® ajudam o movimento do seu sistema digestivo com alívio suave, noturno e previsível para a constipação. Assim, você pode se sentir livre e revigorado de novo!


Informe-se com Dulco®

A prisão de ventre e seus sintomas podem ser extremamente incômodos e persistentes. Além de ficar com o intestino preso, você pode sentir dores, inchaço e desconforto abdominal. Sabemos o quão frustrantes e estressantes esses momentos podem ser e estamos prontos para te ajudar a identificar e prevenir a constipação.

    1. Cornelson BM. Overcoming jet lag. Can Fam Physician. 1985 Nov;31:2105-6. PMID: 21274126; PMCID: PMC2327734.

    2. Duboc H, Coffin B, Siproudhis L. Disruption of Circadian Rhythms and Gut Motility: An Overview of Underlying Mechanisms and Associated Pathologies. J Clin Gastroenterol. 2020 May/Jun;54(5):405-414

    3. Basilisco G, Coletta M. Chronic constipation: a critical review. Dig Liver Dis. 2013 Nov;45(11):886-93.

    4. U.S. Department of Health and Human Services National Institutes of Health (NIH) – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK). Constipation. 2018 https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/constipation/definition-facts

    5. Mindsethealth - Anxiety and Constipation - Can Stress Cause Constipation? 2019 https://www.mindsethealth.com/matter/anxiety-and-constipation

    6. Gwee KA. Disturbed sleep and disturbed bowel functions: implications for constipation in healthy individuals. J Neurogastroenterol Motil. 2011;17(2):108-109.

    7. Mayo Clinic 2019 https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/constipation/symptoms-causes/syc-20354253

    8.How Is Stress Linked With Constipation? 12 Nov. 2019, www.medicalnewstoday.com/articles/326970.

    DULCOLAX® (bisacodil). Indicação: casos de constipação intestinal, no preparo para procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem uma evacuação facilitada. MS 1.8620.0020. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.  DULCOLAX® GOTAS (picossulfato de sódio). Indicação: para o tratamento da constipação e para facilitar a evacuação intestinal. MS 1.8620.0014. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.