Sanofi Só para não profissionais de saúde residentes no Brasil

O que ajuda o intestino a funcionar melhor?

Cuidados simples no dia a dia evitam a constipação intestinal1

A prisão de ventre pode ter diversas causas, mas, no geral, é possível prevenir o problema e até tratá-lo com medidas comportamentais e orientações alimentares1.

O ideal é fazer uma manutenção de alguns hábitos e averiguar se o intestino volta a funcionar com essas mudanças. Conversar com um médico pode ajudar a identificar a causa do problema, para efetivamente evitar o intestino preguiçoso1.

Veja abaixo algumas dicas para fazer o intestino funcionar melhor.

Alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável para o intestino envolve também a quantidade de fibras ingeridas. Para quem sofre de constipação, uma dieta rica em fibras é essencial, e elas podem ser obtidas por meio de cereais integrais, frutas, verduras e legumes2.

A boa notícia é que, além de facilitar o trânsito intestinal, esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes2. Lembre-se de colocar diariamente no prato ingredientes ricos em fibras, pois elas auxiliam na formação do bolo fecal, ajudando a prevenir a constipação2.

Beba bastante água ao longo do dia

Tenha como hábito ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia (preferencialmente água), pois a ingestão de líquidos garante um corpo hidratado e um intestino funcional3.

Um dos sintomas mais frequentes de quem tem intestino preso é apresentar evacuações dolorosas e difíceis, além de fezes secas1.

Faça exercícios regularmente

Além de oferecer benefícios para a sua saúde, a atividade física também ajuda a estimular o funcionamento do seu intestino. Os músculos fortalecidos da parede abdominal são importantes no processo de evacuação3.

Não ignore a vontade de ir ao banheiro

O corpo sinaliza quando chegou a hora de evacuar, por isso é importante sempre obedecê-lo quando esse sinal aparece. Segurar a vontade de ir ao banheiro pode piorar a prisão de ventre3.

Referências

  • 1 - Alves, J.G. Constipação intestinal. Jornal Brasileiro de Medicina. MARÇO/ABRIL, 2013 VOL. 101 Nº2. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0047-2077/2013/v101n2/a3987.pdf. Acesso em 13 de outubro de 2020.
  • 2 - Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2008.pdf. Acesso em 9 de dezembro de 2019.
  • 3 - Federação Brasileira de Gastroenterologia. O Importante Papel das Dietas Para a Saúde Digestiva. Disponível em: http://www.hospitalsantalucinda.com.br/downloads/saude-digestiva.pdf. Acesso em 9 de dezembro de 2019.

Você está saindo do site Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda, (doravante “sanofi-aventis”) pertencente ao Grupo Sanofi.

O site vinculado não está sob o nosso controle, assim como não temos responsabilidade pelos conteúdos fornecidos, processamento de dados pessoais ou qualquer alteração ou atualização desses sites.

Este link é fornecido para você apenas como uma conveniência.

Você quer continuar?