Uso incorreto pode causar efeitos indesejáveis no organismo
Os laxantes são medicamentos importantes no alívio da prisão de ventre. No entanto, é muito importante usá-los sempre de forma correta e de acordo com a recomendação médica e da bula. O uso indevido pode provocar efeitos indesejáveis, além de outros problemas.
Veja abaixo a importância de usar os medicamentos segundo a orientação do médico.
Elimina a prisão de ventre: usando da forma correta, os laxantes ajudam a aliviar a constipação, aliviando o desconforto em decorrência dela. Dulcolax, por exemplo, promove o efeito laxativo entre 6 e 12 horas depois da ingestão, e atua na parte do intestino conhecida por cólon, estimulando o processo natural de evacuação1.
Para que isso aconteça, o medicamento estimula os movimentos peristálticos do intestino e promove o acúmulo de água no local, amolecendo as fezes e reduzindo o tempo de trânsito intestinal1.
Afasta efeitos indesejáveis: é importante só tomar laxantes conforme a orientação médica ou de bula, pois isso evita o uso incorreto. A superdosagem de laxantes, quando as orientações médicas não são seguidas, por exemplo, pode provocar diarreia, perda de líquidos que podem levar à desidratação, além de cólicas abdominais1. Quando esse uso excessivo acontece cronicamente, o risco é ainda maior, variando desde fraqueza muscular em decorrência da baixa de potássio até mesmo a formação de cálculos renais1.
Evita o desbalanço eletrolítico: o uso excessivamente prolongado de laxantes pode causar um desequilíbrio hidroeletrolítico no organismo1, quando os eletrólitos corporais, como sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros, ficam desbalanceados2. Por essa razão, é importante receber orientação médica sobre quanto tempo manter o tratamento.
Não mascara o problema: quando há um problema de saúde, é preciso procurar entender o motivo da manifestação dele, e não é diferente no caso de constipação intestinal. Assim como qualquer laxante, Dulcolax não é indicado para uso diário por um período prolongado sem que a causa da constipação seja investigada1. Por essa razão, é importante sempre conversar com um médico sobre os sintomas para entender o que é que está provocando a prisão de ventre.
A mudança de estilo de vida, como uma alimentação saudável e rica em fibras, uma boa hidratação e a prática de atividade física deve também ser considerada em caso de constipação3.