
Nem todos se sentem à vontade para falar sobre gases intestinais. Apesar do tabu em torno do assunto, é muito importante lembrar que os gases são absolutamente normais1 e fazem parte do nosso organismo. Estima-se, inclusive, que uma pessoa adulta elimine gases até 14 vezes ao dia1, conscientemente ou não. Para aliviar o incômodo, portanto, é fundamental falar sobre o assunto.
Em primeiro lugar, é importante entender o que significa flatulência e como o quadro se desenvolve. Flatos nada mais são do que gases intestinais eliminados pelo reto1. Quando esses mesmos gases são eliminados pela boca, nós os chamamos de arrotos2. Eles podem surgir a partir do ar engolido ou ser resultado da digestão de alguns alimentos por bactérias do intestino.
Além do ar ingerido durante a mastigação ou ao comer sobremesas, como balas e chicletes, vale lembrar que os gases intestinais podem ser causados pela digestão3 de alguns alimentos e bebidas. Alguns carboidratos, por exemplo, chegam ao cólon (intestino grosso) sem serem completamente digeridos, onde são metabolizados pelas bactérias ali presentes, resultando em hidrogênio e dióxido de carbono3.
Se você sofre com gases em excesso e tenta não engolir muito ar durante as refeições, talvez seja uma boa ideia avaliar que alimentos fazem parte da dieta e podem estar causando desconfortos abdominais. Os alimentos que costumam causar mais gases intestinais são os citados abaixo1:
Se, após consumir alimentos derivados do leite, você notar sintomas como náuseas, estufamento e dor abdominal, além de gases, é importante conversar com o seu médico, pois estes podem ser sinais de intolerância à lactose1. Ela pode surgir ao longo da vida, mesmo que você nunca tenha enfrentado nenhum problema digestivo após ingerir derivados do leite na infância ou juventude1.
Como falamos no começo do texto, gases intestinais não são uma condição exclusiva de algumas pessoas - todos podemos eliminá-los, em maior ou menor quantidade2. Algumas dicas, porém, ajudam a prevenir o acúmulo e a formação de gases no intestino. Na hora de se alimentar, por exemplo, tente ingerir os alimentos com mais calma e tranquilidade, em um ambiente calmo1.
Evite, por alguns dias, aqueles alimentos1 que mais causam gases, fique de olho nos sintomas e veja como o seu organismo reage com essas trocas no cardápio.
Se, ainda assim, você sentir um intenso desconforto com os gases, é possível considerar o uso de medicamentos com simeticona, como é o caso de DulcoGas. Ele proporciona5 alívio rápido do estufamento, desconforto e dor abdominal causados pelos cases e começa a agir de 10 a 30 minutos5. DulcoGas também conta com a tecnologia GASFLEX® e possui tripla ação5: rompe as bolhas facilitando a eliminação dos gases, alivia o estufamento abdominal e dificulta a formação de novas bolhas.
Lembre-se: os gases não precisam parar a sua vida ou impedir que você aproveite momentos especiais ao lado de amigos e familiares. Analise seus hábitos, identifique os alimentos que aumentam o desconforto e conte com DulcoGas para aliviar o desconforto rapidamente.
Referências:
1 - Harvard Health. Gas (Flatulence). Disponível em: https://www.health.harvard.edu/a_to_z/gas-flatulence-a-to-z
2 - American Gastroenterological Association. Gas. Disponível em: https://www.gastro.org/practice-guidance/gi-patient-center/topic/gas
3 - American College of Gastroenterology. Belching, Bloating and Flatulence. Disponível em: https://gi.org/topics/belching-bloating-and-flatulence/
4 - Mayo Clinic. Intestinal Gas. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/symptoms/intestinal-gas/basics/causes/sym-20050922
5 - Bula de DulcoGas Cápsulas Gelatinosas. Disponível em: https://www.dulco.com.br/dulcogas/dulcogas-bula-capsulas
Veja como DulcoGas® pode ajudar você a aliviar o desconforto causado pelos gases.
Detalhes do produto Comprar agoraConfira como DulcoGas® age rápido e ajuda você com aquela sensação de estufamento.
Detalhes do produto Comprar agora