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Causas de gases em excessos

Gases em excesso: o que causa e como evitar?

Engolir muito ar e consumir alguns alimentos podem agravar a flatulência

Nem todos se sentem à vontade para falar sobre gases intestinais. Apesar do tabu em torno do assunto, é muito importante lembrar que os gases são absolutamente normais1 e fazem parte do nosso organismo. Estima-se, inclusive, que uma pessoa adulta elimine gases até 14 vezes ao dia1, conscientemente ou não. Para aliviar o incômodo, portanto, é fundamental falar sobre o assunto.

Em primeiro lugar, é importante entender o que significa flatulência e como o quadro se desenvolve. Flatos nada mais são do que gases intestinais eliminados pelo reto1. Quando esses mesmos gases são eliminados pela boca, nós os chamamos de arrotos2. Eles podem surgir a partir do ar engolido ou ser resultado da digestão de alguns alimentos por bactérias do intestino.

Alimentos que pioram os gases

Além do ar ingerido durante a mastigação ou ao comer sobremesas, como balas e chicletes, vale lembrar que os gases intestinais podem ser causados pela digestão3 de alguns alimentos e bebidas. Alguns carboidratos, por exemplo, chegam ao cólon (intestino grosso) sem serem completamente digeridos, onde são metabolizados pelas bactérias ali presentes, resultando em hidrogênio e dióxido de carbono3.

Se você sofre com gases em excesso e tenta não engolir muito ar durante as refeições, talvez seja uma boa ideia avaliar que alimentos fazem parte da dieta e podem estar causando desconfortos abdominais. Os alimentos que costumam causar mais gases intestinais são os citados abaixo1:

  • Alimentos ricos em fibras, como frutas, grãos, ervilhas e farelo de aveia;
  • Alimentos ricos em frutose, como figos, peras, uvas, tâmaras e ameixas;
  • Alimentos ricos em rafinose, como repolho, brócolis, couve-flor e feijão;
  • Alimentos derivados do leite, como queijos, manteiga e sorvete;
  • Bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cerveja;
  • Alimentos com sorbitol, um adoçante artificial;

Se, após consumir alimentos derivados do leite, você notar sintomas como náuseas, estufamento e dor abdominal, além de gases, é importante conversar com o seu médico, pois estes podem ser sinais de intolerância à lactose1. Ela pode surgir ao longo da vida, mesmo que você nunca tenha enfrentado nenhum problema digestivo após ingerir derivados do leite na infância ou juventude1.

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Como evitar e aliviar o problema

Como falamos no começo do texto, gases intestinais não são uma condição exclusiva de algumas pessoas - todos podemos eliminá-los, em maior ou menor quantidade2. Algumas dicas, porém, ajudam a prevenir o acúmulo e a formação de gases no intestino. Na hora de se alimentar, por exemplo, tente ingerir os alimentos com mais calma e tranquilidade, em um ambiente calmo1.

Evite, por alguns dias, aqueles alimentos1 que mais causam gases, fique de olho nos sintomas e veja como o seu organismo reage com essas trocas no cardápio.

Se, ainda assim, você sentir um intenso desconforto com os gases, é possível considerar o uso de medicamentos com simeticona, como é o caso de DulcoGas. Ele proporciona5 alívio rápido do estufamento, desconforto e dor abdominal causados pelos cases e começa a agir de 10 a 30 minutos5. DulcoGas também conta com a tecnologia GASFLEX® e possui tripla ação5: rompe as bolhas facilitando a eliminação dos gases, alivia o estufamento abdominal e dificulta a formação de novas bolhas.

Lembre-se: os gases não precisam parar a sua vida ou impedir que você aproveite momentos especiais ao lado de amigos e familiares. Analise seus hábitos, identifique os alimentos que aumentam o desconforto e conte com DulcoGas para aliviar o desconforto rapidamente.

Referências:

1 - Harvard Health. Gas (Flatulence). Disponível em: https://www.health.harvard.edu/a_to_z/gas-flatulence-a-to-z

2 - American Gastroenterological Association. Gas. Disponível em: https://www.gastro.org/practice-guidance/gi-patient-center/topic/gas

3 - American College of Gastroenterology. Belching, Bloating and Flatulence. Disponível em: https://gi.org/topics/belching-bloating-and-flatulence/

4 - Mayo Clinic. Intestinal Gas. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/symptoms/intestinal-gas/basics/causes/sym-20050922

5 - Bula de DulcoGas Cápsulas Gelatinosas. Disponível em: https://www.dulco.com.br/dulcogas/dulcogas-bula-capsulas

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